Artes Manuais x Bem-Estar Mental

28 de abril de 2015

Hello, craft lovers!

Li recentemente no Blog Creative Live uma notícia que confirma minha própria crença: as artes manuais são extremamente benéficas para nossa saúde mental. Percebo que, enquanto estou costurando, bordando ou crochetando, esvazio a mente de todos os pensamentos que me afligem, exercito a paciência e a criatividade, livro-me da pressão do tempo e de todas as obrigações – muitas vezes, esqueço-me até de almoçar e jantar, pois sou capaz de permanecer mais de 12 horas em plena atividade artística, e dialogo mentalmente comigo mesma como se eu estivesse deitada em um divã, fazendo psicanálise.

Além disso, mergulhada até o pescoço entre linhas, lãs e tecidos [que exagero, mas é verdade!], divirto-me pra valer. Muito mais quando estou com meu grupo de amigas artesãs, no Ateliê Flor de Filó, em Itapema (SC), cada uma trabalhando em sua própria peça e tagarelando ao mesmo tempo. Estar inserida em um ambiente desses é como fazer terapia em grupo. Cada uma desabafa seus próprios problemas, todas contribuem com seus conselhos muito construtivos e, por fim, percebe-se com alívio que ninguém está sozinho no mundo enfrentando problemas para os quais parece não haver solução.

Se a ordem é deprimir jamais que seja pelas artes manuais [até rimou! kkkk]. Costurar, bordar e crochetar me proporcionam a felicidade em sua plenitude porque é tamanho o meu prazer em produzir peças que possam decorar casas e/ou ser utilizadas como objetos pessoais. Almejo, um dia, aliar aquilo que me sustenta o corpo, o trabalho, e o que me sustenta a alma, as artes manuais.  Pois bem, voltando ao assunto inicial, o texto publicado no Blog Creative Live, intitulado “Science says crafting is good for your brain”, resume um estudo divulgado originalmente pela CNN que trata exatamente da relação entre artes manuais e bem-estar mental. Arrisco-me a traduzi-lo para compartilhar essas informações com vocês.

Vamos lá!

Imagem: Internet, R7.

Ciência diz crafting é bom para seu cérebro
Você sabe que fazer coisas legais é uma ótima maneira de passar o tempo, expressar sua criatividade e até fazer a vida. Um estudo, citado pela CNN, confirma outro grande benefício para o crafting: saúde mental! Da CNN: 

Crafting pode ajudar aquelas pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou dores crônicas, dizem os especialistas. Também alivia o estresse, aumenta a felicidade e protege o cérebro de danos causados pelo envelhecimento.

Apesar de não haver muitas pesquisas sobre o assunto crafting e o cérebro [...], há múltiplos estudos que conectam o trabalho criativo com as mãos e os sentimentos mais positivos.

Tricoteiras, especialmente, se sentem pessoas alegres. De acordo com a CNN, um estudo com mais 3500 tricoteiras descobriu que “81% dos respondentes com depressão disseram que se sentem mais felizes depois de tricotar. Mais da metade disseram que se sentem muito felizes”. Estudos prévios anteriores encontraram conclusões similares entre os que fazem cerâmica, ponto cruz e outros trabalhos com as mãos.

Crafting também tem mostrado ajudar a combater a demência e auxiliar no tratamento de PTSD [sigla de Post Traumatic Stress Disorder, traduzindo de modo literal: Transtorno de Estresse Pós-Traumático], relata CNN.
[...] 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATELIÊ PORTO POÁ - Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados